segunda-feira, 28 de abril de 2014

Vistoria, condomínio, marcenaria e outras novidades do Novo apê


Nestes últimos 15 dias desde que publiquei o checklist para a vistoria, muitas coisas aconteceram. A própria vistoria e a entrega das chaves, a primeira assembléia do condomínio, a segunda assembléia do condomínio com o sorteio das vagas de garagem, fechei a marcenaria finalmente, pesquisei luminárias, orcei rede de proteção e pedimos os eletros que eram brindes da construtora. Vou tentar falar um pouquinho destas novidades, resumidamente.



Primeira Assembléia

Aconteceu na segunda feira dia 14/04, nesta assembléia contratamos uma empresa administradora de condomínio para montar o condomínio (registrar o CNPJ, contratar pessoal e esquematizar outras coisas). Elegemos síndico, conselho fiscal, definimos o valor do condomínio, descobrimos quem vai ser o vizinho enjoado que vai criar caso pra tudo, entre outras coisas. Depois, teve um coquetel bacaninha que a construtora ofereceu para comemorar a entrega do condomínio. Mas a entrega oficial ainda não ocorreu, pois falta realizar a vistoria das áreas comuns do prédio.


Vistoria do apê

A vistoria foi realizada minunciosamente, ficamos quase 3 horas no apartamento. Levei meu amigo Otávio pra me ajudar, e acho que se não fosse a ajuda dele a vistoria demoraria ainda mais, pois batemos revestimentos de parede e piso um-po-um, e é claro, encontramos vários problemas.

Dois itens que não citei na listinha do que levar na vistoria mas que foram essenciais:

Etiquetas coloridas: havia comprado estas etiquetas adesivas para marcar as matérias mais interessantes das revistas que eu leio, mas no dia da vistoria estava na minha bolsa e foi de grande serventia. Marquei todos os problemas com as etiquetas e fotografei. Em algumas superfícies a caneta de marcar CD não funcionaria, como por exemplo no granito escuro. Não tenho certeza, mas acho que estas são da Pimaco, mas existem variações destas etiquetas de outras marcas.


Martelo / pequena madeira / cabo de vassoura: para ir batendo levemente nos revestimentos de piso e parede. O som da peça que está oca é bem característico, não é difícil identificar. Bater com a mão não funciona muito, por isso recomendo muito que leve também este item.

Bom, vamos aos problemas:
Como disse, encontramos vários problemas. A porta do quarto que não ficava aberta, a problemas de vazamento do sifão, bancada de granito quebrada, porcelanato mal assentado, pouco rejunte no piso, a chave da porta do quarto não entrava pelo lado de dentro do quarto (e eu achei que seria bobeira testar todas as chaves!), falhas na pintura, marco da porta danificado, piso manchado na cozinha... vixe, muita coisa!! Mas não fiquei desesperada. Pelo menos quando eu voltei no apê com o marceneiro durante a semana eu vi que eles já haviam começado os reparos.
Tudo devidamente registrado e fotografado, assinamos o termo da 1ª vistoria, onde a construtora se comprometia a fazer os devidos reparos, e recebemos as chaves! Sim, recebemos as chaves sem poder de fato fazer nada no apê. Estranho né? Também achei, mas recebi, pois assim poderia levar os fornecedores sem precisar agendar no prédio as visitas.


Também medi parede por parede com a trena, para comparar com a área do projeto. Pela lei, é tolerável uma diferença de até 5% da área que foi apresentada em projeto, se tivesse mais do que isso a construtora teria que nos restituir proporcionalmente. Mas não foi o caso, as diferenças não ultrapassaram 5% do projeto, graças a Deus porque o apê já é um ovo.

Durante a semana que passou...

Na quinta feira, depois do trabalho, fui com o marceneiro no apê. Conferimos as medidas, fechamos o projeto e tiramos as dúvidas. Escolhi este laminado para o rack da sala. Ameixa negra, da Masisa. Para o armário do quarto, banheiros e cozinha preferi tudo branquinho mesmo.


Durante esta semana também fui orçar a iluminação, e babei vários pendentes para ficar em cima da mesa de jantar. Ainda não escolhi, tenho muitas dúvidas e não gostaria de pagar tão caro por isso. Procurei algumas idéias DIY para fazer a luminária mas não curti os efeitos de iluminação que eles proporcionam, e sou super chata com iluminação, por isso não vai rolar "fazer eu mesma". Gostei muito destes modelos, principalmente o azul bebê. Estes pendentes são da loja Avanti Iluminação que fica na Av. Leitão da Silva em Vitória. Adorei o atendimento lá, e o orçamento ficou melhor do que em outra loja que fui. Só não comprei porque não decidi ainda o pendente e estava com pressa no dia.



Segunda assembléia

A segunda assembléia do condomínio foi ontem. Recebemos o Manual do Proprietário e sorteamos as vagas de garagem. Como são mais de cem apartamentos, esta assembléia demorou muito! O Manual do Proprietário eu achei muito fraco, incompleto nas informações. Fui tentar abrir o CD contando que ele teria informações complementares, mas ele estava virgem!! Prefiro acreditar que foi acidental (sabe de nada, inocente!). Na construtora em que eu trabalhei, eu era uma das responsáveis pela confecção dos Manuais dos empreendimentos entregues, e por isso sei que a ABNT pede uma série de informações que devem constar no documento, e no meu veio faltando. Vou cobrar!

Os brindes

Como disse no post sobre o apê, "ganhamos" da construtora alguns eletrodomésticos da cozinha, da linha básica baratex da consul. Estes deveriam estar no apartamento no momento da entrega das chaves, no entanto, como muitos compradores já haviam estes eletros, a construtora disponibilizou um voucher com o valor dos brindes para que a gente escolhesse o que quisesse no site Compra Certa. Como a geladeira que a gente ia receber era muito pequena (263 litros), preferimos trocar por uma maior, abrir mão do microondas a princípio e ainda pagamos uma pequena diferença para pegar os eletros da linha inox, por questão estética mesmo. Já que os armários da cozinha serão todos brancos os eletros de inox ficarão mais bonitos. Este site não possui muita opção de marcas ou modelos (basicamente Consul, Brastemp e KitchenAid), mas gostei muito dos preços, muito inferior a outros sites de compras. Estes foram os eletros escolhidos:



Não deu pra ser tão resumido como eu esperava, mas eu tentei!
Na página do Mão na Casa no Facebook tenho postado mais coisinhas rápidas, achados de decoração, dicas, boas idéias. Já curtiu?

Até mais!!

2 comentários:

  1. Olá, Renata, descobri seu blog por um acaso e estou gostando muito. Sou de VV e estou pretendendo fazer umas reformas no apê. Estou acompanhando suas dicas e anotando todos os contatos e endereços. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse! Seja bem vinda, que bom que está gostando... Estou com mais algumas dicas para postar, só me falta tempo, mas uma hora sai! heheh ... um abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...