terça-feira, 8 de março de 2016

Receita de Pão 100% Integral



Eu sou muito fã de pão. Não tem dieta que me faça parar de comê-los, quentinhos, com café.. humm..

Mas desde que eu me dei conta da quantidade de veneno que ingerimos junto com os pães industrializados (procure sobre Azodicarbomina) , estava desejando fazer meus pães em casa, ou com a máquina de pão ou receita de vó mesmo. Mesmo não sendo boa cozinheira, decidi passar a fazer a massa, pois a máquina de pão é um pouco grande pro espaço que tenho aqui em casa.

Encontrei essa receita no site Tudo para Vegetarianos e compartilho com vocês!
As fotos são dos pães que fiz ontem, e amei! O sabor é como um pão francês integral, durinho por fora e a massa macia por dentro. A ideia é congelar os pedaços e ir descongelando e aquecendo no passar das semanas, sem desperdício. Além de mais saudável, é uma receita barata e muito fácil de fazer (palavras de uma mulher muito prática e pouco experiente na cozinha!)

Ah, e quase me esqueço, a receita é vegana, então também indico a quem tem restrições de leite e ovos na dieta!



PÃO 100% INTEGRAL (Receita original do site Tudo para Vegetarianos)
Ingredientes:
· 1 kg de farinha integral fina
· 1 colher de sopa de sal marinho
· 1 envelope de fermento biológico seco (Fermix ou concorrentes)
· 2 copos e meio de água morna
· ½ copo de óleo ou azeite

Ingredientes opcionais:
Castanha triturada, gergelim, linhaça triturada, gérmen de trigo (1 colher de sopa) ou aveia (no máximo 2 colheres de sopa). Escolher apenas um ingrediente opcional por receita.  (eu coloquei um pouco de farelo de aveia porque eu coloco em tudo mesmo, rs)

Modo de preparo:
Numa tigela grande, misturar bem 400g (pouco menos da metade do pacote) de farinha integral e o restante dos ingredientes secos. Acrescentar o óleo e toda a água morna de uma vez. A massa ficará bem mole. Adicionar aos poucos o restante da farinha integral, mexendo bem para não ficar “embolado” (obs.: não precisei de 1kg de farinha como diz nos ingredientes, foi bem menos). Adicionar a farinha até a massa desgrudar da mão. Dividir a massa na quantidade desejada (filão ou bolinha) e abrir com o rolo. Enrolar a massa no formato desejado, colocar na forma e deixar crescer até dobrar de tamanho. O pão integral deve crescer apenas uma vez, ao contrário dos outros tipos de pão. Cuidado para a massa não tomar golpe de ar frio. Depois de crescida a massa, colocar os pães em forno médio pré-aquecido por 40 minutos (ou até dourar). Lembre-se de consumir o pão apenas quando esfriar por completo.

Dica: Para que a massa dobre de volume mais rápido, coloque os pães para crescer dentro do forno ligado na temperatura mínima, mas com a porta entreaberta. Eles dobram de volume em 30 minutos.

Espero que façam e gostem também! 
Compartilhe com os amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...