quarta-feira, 16 de março de 2016

DIY: porta-discos de parede



Estava buscando algum jeito de expor as capas de discos lindas que temos aqui, e organizar melhor deixando aparente o disco que estiver rolando na vitrola. Assim, evitamos qualquer chance de desencontrar as capas com os vinis, como sabemos que acontece!



Vi vários tutoriais parecidos com esse mas com outro propósito: porta-revistas, porta-temperos, organizador de livros, canaleta para quadros etc. O projeto é basicamente o mesmo, o que muda são as medidas internas, que pro vinil pode ser bem fininho, e largura. Então, é só personalizar as medidas como vocês preferirem para o seu projeto! Seja ele para LPs, temperos, livros, revistas, catálogos, vasinhos de flores, enfim, é só adaptar.

Vamos lá!




Materiais:



  • Madeira de espessura de 2cm (eu usei a madeira Caxeta) com 5cm de largura, cortada em:
    • 2 peças com 7cm;
    • 1 peça com 36cm;
    • 1 peça com 40cm;
  • 2 Cantoneiras metálicas pequenas;
  • Cola para madeira;
  • Parafuso para madeira em tamanhos pequenos e médios;
  • Prego;
  • Martelo, chave de fenda, lápis;
  • Lixa;

Como fazer:


Depois das peças cortadas, lixe todas as faces para ficar um acabamento melhor.


Utilizando como base a madeira de 40cm, marque com o lápis nas duas extremidades, onde ficarão as peças laterais.






Faça dois pequenos furos em cada extremidade com o prego. Estes furos são pra facilitar a entrada do parafuso. É só bater o prego e tirar depois.






Passe cola na face oposta a que você fez os furos com o prego.








Apoie as peças laterais na face com a cola, espere secar um pouco e comece a parafusar com cuidado!










Com as duas peças laterais fixadas...







... vai ficar assim.








Agora vamos para a parte da frente (36cm):
Risque novamente pela face oposta, onde vai ficar a peça frontal.
Passe cola para madeira nas faces que vão se encontrar e encaixe entre as peças laterais. Alinhando sempre com a parte de cima das laterais. A peça frontal e a peça de baixo não se tocam!




Faça os furinhos com pregos e retire.











Parafuse pelas duas laterais.










E sua peça está praticamente pronta.
Se quiser o acabamento amadeirado, apague os riscos de lápis e passe um verniz ou stain.


Eu preferi pintar. Usei tinta branca PVA para artesanato. E depois dei uma segunda demão de tinta com o restinho da tinta da parede da sala (Cinza Alpino da Coral), para diminuir o contraste entre a peça e a parede.



Depois de pintado, ainda não satisfeita, quis colocar uma frase que tínhamos escutado na semana anterior ao projeto. Esta frase foi falada pelo cantor italiano Gino Paoli antes de uma apresentação com sua música mais famosa (Sapore di saleee...). Resumindo o longo discurso, ele falava que a música é uma arte que pertence a quem a escuta. Não é um quadro que se pendura na parede da sua casa, mas continua sendo do artista que o pintou. Achamos bem interessante este ponto de vista, e quis usá-la. "La canzone diventa di chi la usa" significa " a música pertence a quem a usa". E fim de blá blá blá.

Risquei com minha letra (torta e horrível) primeiro com o lápis e depois com o marcador permanente da Pentel. Ficou sofrível mas foi feito com carinho, rs.
Você não precisa estragar o trem com sua letra. Pinte de uma cor alegre, faça umas listras com fita crepe ou algo assim... personalize, é seu!

E finalmente, para colocar na parede, prenda a cantoneira na base, por dentro. Como na foto abaixo, com dois parafusos pequenos. Se o seu projeto for para algo mais pesado, invista em parafusos maiores, ou uma cantoneira mais resistente.

Faça os dois furos na parede (utilize um nível para conferir o alinhamento antes de furar!) e prenda com parafuso e bucha.


 E foi assim! Espero que ajude vocês a fazerem também.
Não é um projetinho rápido, mas é bem fácil, vai! Adorei!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...