quinta-feira, 6 de março de 2014

O tão aguardado apê



Em Abril de 2011, fechamos com uma construtora um imóvel na planta aqui em Vila Velha. Pesquisamos bastante, e dentre os empreendimentos que estavam sendo lançados, este nos pareceu oferecer o que a gente precisava pelo preço que podíamos pagar. O que levamos em conta:

  • Construtora reconhecida, com obras entregues sem maiores perrengues e utilização de material de acabamento coerente com o valor do apartamento;
  • Flexibilidade para pagarmos a construtora da maneira que ficou melhor pra gente;
  • O contrato da construtora com o banco, que congela o saldo a quitar com o banco, sem reajustes de CUB, etc;
  • Localização do empreendimento: próximo a hospitais, supermercados, shoppings, restaurantes, academia e a praia;
O nosso apê tem 61m², 2 quartos com suíte, e tem área de lazer completa. Tudo pequeno e simples, mas tem piscininha, churrasqueiras, sauna, salão de festas e brinquedoteca. A planta da nossa coluna é esta abaixo:
Em janeiro fomos visitar a obra do apartamento. Já estava em fase de acabamento e rola toda uma emoção ver que finalmente ele está ficando pronto. Na verdade, a previsão era entregar em Dezembro/2013, mas no contrato tem aquela cláusula (questionável, pois só favorece a construtora) de permitir até 6 meses de atraso sem ônus para a construtora. 
Não consegui tirar muitas fotos pois a bateria do meu celular acabou, mas deu pra ter uma ideia de como é pequeno né? O acabamento é bem simples, nos banheiros a cerâmica vai na parede apenas da área do chuveiro, e na cozinha e área de serviço o revestimento é em meia parede. Na sala, cozinha, área de serviço e varanda, "ganhamos" um porcelanato Eliane que eu gostei muito, apesar de não ser muito fã de porcelanato com muito brilho. Eu digo "ganhamos" entre aspas pois é óbvio que está embutido no preço que pagamos. Já nos quartos, a cerâmica é branquinha básica, futuramente pretendo colocar um piso vinílico. Durante as obras nos ofereceram completar os outros ambientes com o mesmo porcelanato, mas achamos caro e não ligo pra ser diferente nos quartos. O banheiro social não tem ventilação natural, é ventilação mecânica, isso é um ponto negativo, pois com o uso a umidade vai castigar. Outra coisa que eu detestei foi o rodapé, não precisava ser tão baixo. 

Os acabamentos a gente fica sabendo ao fechar o contrato, quando recebemos um memorial descritivo da obra, onde constam os acabamentos, equipamentos e acessórios que são entregues pela construtora desde a área comum do edifício até cada ambiente do seu apartamento, mas a especificação costuma ser bem vaga, é do tipo "bacia sanitária tipo tal, da MARCA TAL ou SIMILAR", mas o que seria similar? Similar pode ser qualquer coisa né? As construtoras deveriam ser mais precisas e transparentes com o cliente, pois a variedade de materiais é muito grande no mercado, e faz uma diferença enorme no preço do apartamento se vai ser cerâmica X ou Y, por exemplo. Neste memorial você fica sabendo também se o mobiliário das áreas comuns do prédio serão entregues pela construtora, caso não seja, vai onerar em muito o valor do condomínio nos primeiros meses, apenas para equipar as áreas para que elas funcionem. Isso entra na balança também! 

As construtoras querem fisgar os clientes com uma série de "mimos", brindes que na verdade são pagos pelo cliente, não se iludam. Tudo tem que ser avaliado. Também "ganhamos" quando fechamos a compra, os eletrodomésticos da cozinha, da linha basicona da Consul: geladeira frost-free duplex, microondas, fogão e depurador. Pra gente foi vantagem pois a construtora com certeza pagou por eles um preço melhor do que eu pagaria numa loja, e eu teria que comprar tudo novo mesmo, pois os eletros que usamos hoje não nos atendem e estão ruins. Mas se eu já tivesse, ou quisesse ter eletros top de linha, iria ter que vender ou fazer sei lá o que com estes. E este não deve ser um critério para selecionar o apartamento que você vai comprar né? Os eletros passam, estragam, saem de moda, já o apartamento é um bem pra vida toda, não fique deslumbrado. Algumas construtoras oferecem móveis planejados como "brinde", peça pra ver o projeto, analise o que está sendo especificado, peça àquele amigo arquiteto ou designer pra ver se o que vocês estão comprando/ganhando são móveis de qualidade ou terão que se desfazer deles rapidamente.



A expectativa está grande quanto a entrega do bendito, é realmente um sonho sendo realizado com muito esforço nosso. A previsão é fazer a vistoria em março ainda e a entrega em abril, mas já estou contando com mais um pouco de atraso, pois dependemos da parte burocrática da entrega, como liberação do corpo de bombeiros, habite-se, ligação de energia, etc. Vou atualizando vocês conforme as novidades vão aparecendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...