domingo, 13 de dezembro de 2015

Fazendo uma cabeceira de pinus



Estava há um tempão tentando fazer minha própria cabeceira, mas acabava ficando por último nas prioridades e nunca achava tempo. Até que hoje finalmente terminamos! Nosso quarto ganhou um ar mais aconchegante e posso dizer orgulhosa que achei linda!
Nós aqui adoramos a rusticidade da madeira, e ela assim nos dá muitas possibilidades para transformá-la no futuro: pintar, cobrir com tecido, colar contact, fazer alguma arte, passar um produto para deixar a madeira mais envelhecida, enfim, são muitas ideias e já mostrei algumas aqui! Mas por enquanto vamos aproveitá-la assim, ao natural. Quem sabe depois dou uma incrementada?

Quer fazer uma igual? Pode deixar que registrei tudo para orientar quem quiser fazer também.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

8 plantas repelentes para manter os mosquitos bem longe


Com a chegada do verão ficamos logo preocupados, é a época em que há mais casos de dengue no Brasil. Agora, com o recém chegado zika vírus, que também é transmitido pelo aedes aegypti, devemos ter mais atenção ainda. Os cuidados básicos para evitar a proliferação a gente já sabe: manter o quintal limpo, ralos tampados, não deixar acumular água em garrafas, pratinhos de plantas, pneus, etc.
Mas além desses cuidados para evitar a reprodução do mosquito, é possível cultivar plantas que tem ação repelente, e dessa forma, manter bem longe esses mosquitos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pintando a parede sem drama!





Quando fui pintar a sala do novo apartamento antes da mudança, ano passado, procurei toda ajuda possível por meio de vídeos, fotos, tutoriais sobre como pintar uma parede. Foi puxado, mas eu dei conta, a sala ficou linda e eu ainda economizei uma graninha!

Neste fim de semana, novamente coloquei a mão na massa para dar mais cor aqui no apê. E decidi registrar para compartilhar de forma mastigada o que tem funcionado pra mim (ou não) na hora de pintar uma parede.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

DIY: Banco (ou mesa) de pallet, rústico e original!


Muitos de vocês já devem ter visto o reaproveitamento de palets para fazer móveis. Na maioria das vezes são poltronas, mesas, sofás, que tem um toque rústico e são totalmente personalizados.
Eu também quis praticar a reciclagem (ou seria supraciclagem?) e ter um banco-mesa lateral pra chamar de meu!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dicas de decoração funcional para quem tem gatos


Ter um ou mais gatos em casa sempre exige cuidados especiais na hora de decorar. Alguns objetos podem oferecer riscos à saúde do bichano, ou mesmo você pode ter aquele adorno lindo e caro destruído em pouco tempo por conta dos hábitos do animal.

Para que você não sofra com nenhum desses problemas e ainda possa ter uma casa sempre linda, separei algumas dicas importantes que aprendi com a minha experiência no design de interiores e arquitetura, e como dona de duas gatas lindas.

Você verá que é possível...
  • Ter uma casa segura para os gatos;
  • Não perder muito tempo com a limpeza diária;
  • Prolongar a vida útil dos móveis da casa.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DIY: Capas de almofadas personalizadas


Já tem um tempinho que eu queria mudar as almofadas do sofá para minha sala ficar mais colorida e viva. Mas com a correria da vida acabei deixando esta e várias outras ideias em stand by. Mas esta semana fui a uma loja de tecidos e acabei achando capas de almofadas num preço muito bom e acabei aproveitando. Comprei 3 capas de almofadas, uma estampada e duas lisas. São em tecido impermeabilizado, o que significa que eu posso utilizar na varanda também, mesmo sendo um ambiente mais exposto à chuva.

Foram estas:


É claro que eu não tinha intenção nenhuma de deixar as duas capas lisas, assim, sem nada.
Peguei logo minhas tintas pra tecido e demais apetrechos e comecei a brincar.

Na almofada amarela quis fazer carimbos de cactos como este maravilhoso que vi no Pinterest. 
Cortei o molde no EVA, mas você pode fazer o carimbo com borracha como já mostrei aqui, ou até mesmo de batata como quando você fazia na pré-escola. A primeira tentativa ficou pequena, a segunda um pouquinho maior e foi a que usei. O ideal é colar o molde de EVA num pedacinho de madeira ou qualquer outro material firme para você utilizar como carimbo, mas eu não tinha nada mais adequado e por isso colei temporariamente numa borracha novinha que estava no meio das minhas coisas. Bem tosco né, mas o importante é que funcionou e não perdi a borracha depois, só descolei e limpei e estava nova de novo. 


Para pintar, usei tinta pra tecido da Acrilex, preta e branca misturadas. Dica: para simular os espinhos do cactos aperte a ponta de uma tesoura ou um lápis por todo o carimbo de EVA.


A partir daí é só ir carimbando como preferir: mais espaçado, mais juntinho, de várias cores diferentes... E pronto! Deixar secar e usar. 

Já a outra almofada foi mais complexa! Escrevi à mão livre com pincel, sem nem rabiscar com lápis antes. Na cara e na coragem! Mas se você não tiver tanta cara e tanta coragem, imprima o texto na caligrafia que você gosta e transfira para o tecido com um lápis antes de pincelar.


Para fazer as bolinhas, pode utilizar ponta de pincel, de lápis, rolha, enfim, tudo vai depender do tamanho dos poás que você quer. Eu achei a tampinha da cascola ideal para o tamanho de bolinhas que eu queria.


Para ficar um efeito mais interessante, mude a distribuição dos pontos. Repare que próximo a letra os pontos estão mais juntinhos e vão ficando mais espaçados? 

Ah, uma dica importante: Antes de pintar, coloque dentro da capa algumas folhas de jornal para absorver o excesso de tinta e não manchar do outro lado da capa.

Por fim, elas ficaram assim:





A almofadinha preta é a minha favorita! rs....

O que acharam?

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

7 Motivos para ter uma horta em casa




Ano passado, mostrei aqui pra vocês como foi iniciar uma horta no pequeno espaço de um apartamento.
Desde então a quantidade de vasos aumentou, deixaram o peitoril da janela para viver na varanda, e muitas mudinhas entraram e saíram por aqui.
Mesmo sendo um espaço pequeno, e não sendo uma hortinha digna de revista de decoração, com vasos descombinando, latas reutilizadas, caixotes de feira e muito improviso, é sem dúvida o meu ambiente preferido da casa! Cada centímetro quadrado que uso com os vasinhos, ganho em muito amor pelas minhas plantas.

Por isso, estou listando alguns motivos para convencer animar vocês a criarem hortaliças mesmo nos menores cantinhos da sua casa JÁ!


1- É terapêutico



Sou humana e às vezes não acordo assim no melhor humor do mundo, mas é só começar a cuidar delas que a mente relaxa, me distraio e esqueço um pouco os problemas! Quando chego estressada depois de um dia cansativo, vou pra varanda e percebo que uma plantinha que estava murchinha está bonita e dando flor, é uma sensação maravilhosa! Por isso que eu digo, cuidar de plantas é terapêutico! Se todos tivessem um jardinzinho pra cuidar, o mundo seria bem melhor!

2- A gente aprende com a natureza




Que a natureza é maravilhosa e nos ensina muito todos sabem. Mas somente vivenciando o cuidado diário a gente se atenta aos pequenos detalhes, e percebe como a natureza tenta equilibrar a saúde das plantas mesmo diante de tantas adversidades: mudanças de temperatura, adubação, sol, vento, pragas. Tive recentemente uma ótima demonstração do que é a natureza. Minha aceroleira no inverno foi seriamente atacada por cochonilhas e fungos. Fiz de tudo, borrifei receitas caseiras (sem química), lavei a planta toda, mudei de posição, enfim, tudo que estava ao meu alcance e nada dela melhorar. No primeiro dia de primavera, exatamente no primeiro dia de primavera, várias novas folhinhas nasceram, e botões de flores. Fiquei encantada como tudo se renova! As cochonilhas diminuiram e todas as folhas com fungo foram substituídas por novas e viçosas folhas. Algumas coisas me intrigam... Como as plantas simplesmente "sabem" que é primavera?

3- Aumenta sua consciência ambiental




Uma vez imerso no universo hortelão, dificilmente você vai ver com indiferença o desperdício de recursos naturais, ou algum crime ambiental. Você vai dar mais valor a água, nosso bem mais precioso! Você ficará indignado com o descaso com o verde em qualquer instância. Vai vibrar com a visita de uma abelha, ou quando encontrar uma joaninha faminta. Vai fazer escolhas de consumo mais ecológicas. Você vai se sentir mais parte do planeta. Estou meio hippie escrevendo isso, vou ali abraçar uma árvore e já volto! rs.

4- Hortaliças fresquinhas à disposição a qualquer hora do dia





Cebolinha, salsinha, coentro, hortelã, alface, rúcula.... ingredientes que você consome diariamente estarão sempre ao alcance das mãos, fresquinhos, e sem veneno. Você colhe exatamente a quantidade que vai usar, sem precisar desperdiçar alimento, sem colocar na geladeira. Sabe aquele cheiro de manjericão fresco que invade a cozinha quando você está fazendo um delicioso molho para macarrão? Humm....

5- Socialização



A horta pode ser na varanda, no quintal, na fazenda, não importa. O seu círculo social vai ampliar e se fortalecer assim que encontrar outros hortelões. Troca de mudas, sementes, experiências, serão novas atividades para sua vida. O aprendizado é constante e novas amizades acontecem!

6- Melhora a energia da casa



Dizem que as plantas melhoram o fluxo de energia positiva dentro de casa. Você pode não acreditar na vibe mística da coisa, mas digamos então que as plantas mudam o astral do ambiente. Até quando você ganha um buquê de flores e coloca na sala você percebe isso, não percebe? Com as hortaliças não é diferente. Dão cor, dão vida, melhoram o ar em ambientes fechados, e "protegem" o lar. Entre as melhores indicações: pimentas, hortelã, alecrim, tomilho, arruda... a lista é grande!

7- Alimentação mais saudável



Atualmente o brasileiro consome cerca de 7 litros de agrotóxicos por ano. Você não leu errado, são SETE litros por ano. É um número alarmante pra nossa saúde. Por isso, quanto menos alimentos envenenados a gente consumir mais estaremos preservando nossa saúde e o meio ambiente. O melhor jeito de controlar a qualidade do que se come é plantando você mesmo! Dá pra cultivar uma grande quantidade de legumes, hortaliças e frutas em vasos, em pequenos ambientes e sem nenhum tipo de defensivos. É claro que exigem alguns cuidados e receitinhas naturais para combater pragas, mas todo esforço é recompensado quando colhemos algo fresquinho e saudável. Aproveite o espaço que tem disponível e plante o que você mais consome.

É só começar a plantar e ser feliz!


*Todas as fotos da postagem são minhas, cate mas me avise, ok?

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Decoração criativa com o Gorila Clube

A nossa casa é o nosso refúgio, é o lugar em que podemos deixar cada detalhe com a nossa cara. Sem muitas regras, o importante é realmente se sentir em casa e viver num ambiente que reflete seu estilo de vida.

Amo encontrar lojas bacanas com itens de decoração criativa pra incrementar o dia a dia do apê. É o caso do Gorila Clube, que acabei de conhecer, mas já me encantei e enchi o carrinho de desejos!

Veja como é possível deixar o nosso lar-doce-lar mais original e divertido:


1- Capacho Fita K7 Retrô- A entrada de casa também merece um charme a mais!
2- Aparador de Livros Chat - Prateleira de livros organizada e personalizada (dá pra escrever nos balões!)
3- Moringa Vodka Só que não! - Amei!! Enquanto a sexta feira não chega, vamos de água mesmo, rs.
4- Porta Lápis Cachorro Preto - Para decorar o home office no estilo dog-lover
5- Porta Chaves e Bijuteria Love - Em casa de gente feliz não falta amor, né? Eita palavrinha mágica.
6- Almofada de Pelúcia Dr. Pepper Cocozinho Feliz - Para tudo! Tem como ficar mal humorada encontrando essa carinha no sofá? Achei demais!
7- Jogo Americano Rascunho - Porque jogo americano não precisa ser aquela mesmice. Para a casa de rascunheiros, desenhistas, designers, arquitetos, e rabisquentos em geral! heheh


Espero que tenham gostado da minha listinha de achados. Lá no Gorila Clube não tem só decoração, mas também muitos presentes bacanas para surpreender os amigos - fica a dica amigos lindos!! 

Bora deixar a casinha mais fora-da-caixa e autêntica!





quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fazendo os gatos beberem água: Bebedouro Cat It da Hagen


Os gatos são bichos frescos. Tão frescos que não bebem qualquer água que esteja disponível em qualquer lugar. Eles gostam de água fresca - como eles - e corrente, limpíssima, no local correto, na vasilha correta, na hora correta. Por conta de tanta exigência os casos de problemas renais em gatos são muito comuns, o que sempre me deixou alerta com as minhas filhotas Kira e Branca.
Branca bebe qualquer água, sem problemas. Mas de uns tempos pra cá observei que a Kira não estava bebendo água na vasilha, apenas o que gotejava da pia do banheiro. Bateu aquele desespero, afinal não quero minha gata doente.

Então procurei uma fonte / bebedouro que estimulasse a hidratação da bicha fresca. Na internet a gente encontra desde modelos bem artesanais, dicas DIY (procure no Youtube!), até os modelos mais fodões de gato chique.



Por que eu não optei por FAZER um? Primeiro porque não achei as bombas para aquário num valor que valesse a pena tentar, segundo porque geralmente fica meio gambiarrado, terceiro porque prezo pela segurança delas, e ficaria muito insegura utilizando uma bomba de aquário da china formando a terrível combinação água + energia elétrica. Sim, existem casos de choque nos animais!

Acabei comprando a fonte da Hagen, pelo site Petlove peguei uma promoção boa, bem mais barato do que está custando hoje, por isso vale a pena pesquisar em outros sites também.
Não é barato, é verdade, mas é um investimento necessário à saúde deles. Eu adiei a compra o quanto deu, mas a Kira simplesmente não estava bebendo água nenhuma! Então tive que comprar.







O manual vem explicando como montar e como fazer a manutenção: ele tem que ficar pelo menos 8h por dia desligado, e a água pode ser trocada (e a vasilha lavada) uma vez por semana, olha que maravilha para quem vive na correria? E a água não fica suja, pois o filtro dá conta do recado.
O motorzinho é silencioso, quase não se percebe que está ligado, e o design é bem clean e discreto.



O resultado não poderia ser melhor, depois de tanto tentar estimular a Kira a beber água, temos visto ela bebendo água constantemente no bebedouro e as visitas à torneira do banheiro reduziram muito. Cinco estrelinhas pra ele!!! Recomendo!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

DIY: Regador, ou melhor, RegadorA de embalagem de amaciante reciclada



Precisando de um regador pra sua hortinha? Faça um com embalagem de amaciante ou sabão líquido! É muito bom conseguir dar utilidade às garrafas que iriam para o lixo, e esse regador ficou muito funcional, eu estava mesmo precisando de um maior do que a garrafa pet que eu estava usando.

Aprendi a fazer numa postagem do grupo Hortelões Urbanos do Facebook (a propósito, fica a dica que é um grupo maravilhoso para aprender sobre hortas, plantas e reciclagem!).


Muito fácil fazer, veja só:


domingo, 22 de março de 2015

DIY: 12 Tutoriais de páscoa para você fazer em casa


A Páscoa é uma data inspiradora né? Ótimo momento pra você soltar seu lado crafiteiro e fazer algumas coisas lindas para encantar a família no almoço de domingo ou surpreender os amigos com alguma lembrancinha. Ainda não pensou em nada e está sem tempo pra fazer arte? Calma que eu te ajudo!

Achei alguns projetos bem interessantes pra mostrar pra vocês. Uns mais simples e outros mais elaborados. Coloque a criançada pra ajudar também, certeza que será divertido! Os tutoriais estão no link relacionado! 

Obs.: Nenhum site está em português, mas fiquem tranquilos pois são bem fotografados fica muito fácil entender. E no mais, existe Google tradutor pra essas horas, rs.

sábado, 21 de março de 2015

7 cabeceiras de madeira para se inspirar!


Como uma das minhas metas para 2015 é fazer minha cabeceira, já estou me movimentando para realizá-la.


Quadro de colares II - a renovação!


Quem acompanha o instagram do @blogmaonacasa já viu, mas agora estou mostrando aqui o processo da renovada que eu dei no meu quadro de colares. Sim, aquela moldura que eu achei na rua e transformei num porta colares, lembram?

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Pontos de coleta de óleo de cozinha na Grande Vitória



Nestes últimos dias estamos acompanhando o drama da falta d'água no sudeste, resultado do descaso de anos em relação a gestão do nosso recurso natural mais precioso. OK, os governos são grandes responsáveis por isso, e o consumidor residencial é minoria no impacto do desperdício de água, mas não é por isso que vamos esbanjar, certo?

Apenas um litro de óleo de cozinha usado, quando despejado na pia da cozinha ou qualquer outro meio onde vá para o meio ambiente é responsável por contaminar até 10 mil litros de água. É uma quantidade absurda! Então vamos tomar o cuidado mínimo de coletar o óleo usado, em uma garrafa pet por exemplo, e entregar nos pontos de coleta da nossa cidade. Além de ajudar o meio ambiente, sua atitude ajuda famílias que vivem da renda da produção de sabão!

Saiba onde entregar seu óleo de fritura usado na Grande Vitória - ES:

Cariacica 
Politintas 
Rod BR 262, Km 4 – Campo Grande 
Telefone: (27) 3246-3201  
falecom1@politintas.com.br

Banco de Alimentos Josué de Castro
Rua Haitiana, nº 147, Jardim América.
Telefone: 27-3346-6337
(Acima de 20 litros eles buscam a doação no local, fonte: http://vitrinecapixaba.blogspot.com.br/2014/10/banco-de-alimentos-de-cariacica-recolhe.html)
Restaurante Prato Popular
Avenida Expedito Garcia, nº 196, Campo Grande.
Telefone: 27-3346-6319
Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município de Cariacica.
Contato: 3354-5551
Guarapari 
Politintas 
Av Gov Jones dos Santos Neves, 2964, loja 1, Muquiçaba 
Telefone: (27) 3221-2222 
falecom7@politintas.com.br   

Em Guarapari cerca de 30 escolas municipais participam de um programa de coleta de óleo, para consultar a listagem entre no site: http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/noticias-sema/1074-30-escolas-funcionam-como-ponto-de-entrega-voluntaria-de-oleo-de-fritura-usado.html

Vila Velha 
Loja Politintas 
Avenida Carlos Lindenberg, 2340 - Lojas 12 e 13 
Telefone: (27) 3340-5711 
falecom2@politintas.com.br  

Loja Politintas 
Rua Luciano das Neves, 1152 – Centro 
Telefone: (27) 3289-1200  
falecom5@politintas.com.br   

Instituto Verde Vida
Rua Cangaceiro, nº 02, Ataíde.
Telefone: 3289-6785

Serra 
Politintas 
Rua São José, 304 – Jardim Limoeiro 
Telefone: (27) 3228-3499 
falecom3@politintas.com.br   

Vitória 
Politintas Avenida Leitão da Silva, 931 – Gurigica 
Telefone: (27) 3325-4541 
falecom4@politintas.com.br

Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac)
Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Enseada do Suá

Assembléia Legislativa do ES
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 205 - Enseada do Sua, 
(27) 3382-3500

Palácio Jerônimo Monteiro - Sede da Prefeitura de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 1.927, CEP: 29.050-945
Bento Ferreira, Vitória, ES
Telefone: (27) 3382-6009 / 3382-6010


Para ver os pontos de coleta de outras cidades, consulte: Instituto Akatu

Replantando a Cebolinha da Feira

Você sabia que algumas hortaliças podem ser replantadas depois de consumidas? Pois é! A cebolinha é uma delas! Você pode comprar, utilizar, e replantar os talos, que continuam crescendo! Já fiz isso algumas vezes aqui em casa.

Fiz um videozinho no instagram do Mão na Casa para mostrar como é fácil!


Todas cebolinhas que eu tenho aqui em casa foram replantadas!
Ah, e pra variar o vasinho que eu plantei também é reciclado, era uma lata de molho de tomate. Procuro sempre reaproveitar o que tenho em casa antes de comprar.

Siga o Instagram do @maonacasa para acompanhar essa e outras dicas!



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Prateleira na cabeceira - idéias para o quarto pequeno


Meu quarto é pequeno, beeeem pequeno, e tem uma planta complicada! Por conta da correria ainda não fiz nada decorativo nele. Está um tédio! Preciso urgentemente de uma cabeceira e criados mudos para apoiar minhas coisas, uma boa luminária, quadros, enfim... estou focada em dar um jeitinho no cafofo naquele estilo "baixo custo" como sempre!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Arquitetura em Muqui - ES


Esse final de semana pegamos o carro e fomos conhecer Muqui, um município que fica no sul do Espírito Santo, a cerca de 170 km de Vitória, e que é considerado o maior sítio histórico do estado, com aproximadamente 200 construções tombadas.
Passar por lá é realmente uma volta no tempo, muitos casarios antigos que nos contam sobre vários momentos da arquitetura. Siga os cliques: 

Fazendo mudinha de manjericão - no vasinho de garrafa pet

Apesar de ser muito fácil, tem gente que não sabe como fazer mudinhas de suas plantas ornamentais e hortaliças. Eu mesma não sabia muito bem, e depois de pesquisar tentei fazer aqui em casa e deu certo!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Reveillon em casa - decoração improvisada


Final de ano corrido = reveillon atropelado! Sem muito tempo pra decidir nada acabamos passando o Reveillon em casa com os amigos e família.

Como eu cheguei tarde em casa no dia 31/12 não pude comprar nada para enfeitar a casa, mas dei meu jeitinho com o que tinha em casa e fiz algumas bandeirinhas com papel craft e fita de cetim, e não preciso dizer que Kira e Branca adoraram brincar com a decoração né?



Também incrementei essa tábua para servir petiscos, com papel contact fosco, assim podemos usar como lousa, deixar algum recadinho simpático, rs... Mega fácil, olha só:


Como já tenho meu quadro de luz adesivado que também é lousa, deixei um recadinho-inspiração:


Bom é isso, foi tudo muito simples e improvisado mas de coração...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...