Muitos de vocês já devem ter visto o reaproveitamento de palets para fazer móveis. Na maioria das vezes são poltronas, mesas, sofás, que tem um toque rústico e são totalmente personalizados.
Eu também quis praticar a reciclagem (ou seria supraciclagem?) e ter um banco-mesa lateral pra chamar de meu!
Fazer um banco como este é muito vantajoso, principalmente se você está pagando as muitas despesas de um novo apartamento, como era o nosso caso, pois sai quase de graça! Mas também é ótimo para quem precisa decorar um cantinho no quintal ou varandinha, com um pouco de tinta e criatividade você pode deixar um cantinho bem aconchegante, como este aqui que eu achei no Pinterest, que tem a estrutura bem parecida com o que fizemos:
A ideia inicial era fazer um banco para a varanda, pra combinar com a mesa carretel que fizemos.
Mas ele acabou servindo perfeitamente como mesa lateral, então agora usamos para as duas coisas! Fica na sala, mas quando precisamos receber mais pessoas na varanda, usamos como banco. Muito funcional, né?
Assim era o palet quando o resgatamos:
Kira, sai daí, tá tudo sujo!!
O marido começou a fazer uma "limpeza" retirando pregos perigosos, e tábuas que não iríamos precisar no primeiro momento (mas usamos depois, por isso, guarde!).
O palet ficou com tábuas em apenas um lado. Então, cortamos o palet no meio, pra formar a base do banco e também pra ficar mais fácil de trabalhar com ele na varanda pequena ( e cheia de tralha como pode-se ver).
Limpamos a madeira com um pano com de água + vinagre, e deixamos secar ao sol. O palet estava jogado ao relento por muito tempo e não sabemos o que passou por ali, então temos sempre que limpar a madeira. Deveríamos ter feito isso umas duas etapas atrás, mas estava muito ruim trabalhar com ele grande, então fizemos isso depois de cortado.
Para as medidas, nos baseamos em um banco que já temos aqui em casa que é confortável para sentar: 49cm de altura e 32cm de profundidade no assento. O palet tinha 1 x 1m, então a altura ficou praticamente na metade mesmo.
Depois, pegamos algumas tábuas de madeira que retiramos do palet no primeiro passo, e cortamos 6 pedaços com a medida interna do banco (aproximadamente 28cm - em verde na foto abaixo), e pregamos nos cantos e no meio, em cima e embaixo, alinhados com as peças já existentes. Fizemos isso para ligar uma peça na outra e para dar mais sustentação ao banco.
Pronto, agora só falta o assento! Utilizamos duas tábuas mais larguinhas para fazer o assento, deixando um pequeno espaço entre elas. Não tenho certeza, mas acho que estas peças de madeira vieram de outro palet. Parafusamos na parte superior dos pés do banco que são bem robustos.
E foi isso! Lixamos a peça toda, principalmente os pés para nivelar.
Pra gente ficou pronta neste estado, pois gostamos dele assim, e acabamos nem passando verniz ainda. Outra opção é pintar de uma cor bem alegre, ou passar betume diluído, fica ótimo também!
Na medida exata do braço do sofá, e ainda rústico, original, personalizado, design único, e praticamente de graça! Não é lindo?
O fato de ter um vão no meio (foi pensado para ser banco, lembra? rs) não atrapalha muito. Quando queremos usar como apoio para copos por exemplo, colocamos uma bandeijinha.
Acho o máximo esses carimbos que preservei, e o desgaste natural da madeira:
Se você não tem esse estilo tão roots, pode passar massa para madeira nestes danos, depois lixar e pintar que não vai aparecer. Mas eu estou curtindo muito ele assim in natura, quando eu enjoar eu dou acabamento e pinto! Também dá certo, se for usar como mesa, mandar fazer um tampo de vidro, aí acaba com o problema do vão, e nem precisa fazer o assento!
Se você também gostou ou lembrou de alguém que também gosta de inventar moda com palets, compartilhe essa ideia por aí! Aqui embaixo tem os botões para compartilhar no facebook e G+!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário