quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Um rolê por Tiradentes

fotos de tiradentes

No feriado de 7 de setembro pegamos o carro e fomos explorar Minas Gerais. Nosso destino foi Tiradentes. Um roteiro bem fora do que estamos acostumados a fazer, mas que nos surpreendeu!


Bom, a viagem de Vitória a Tiradentes leva cerca de 9 horas, sim, é muito chão!
Ficamos hospedados na Pousada Chalés Por do Sol, um cantinho que fica uns 3 minutos de carro do Centro. A Pousada é linda, bem cuidada e o atendimento muito bom! Eles oferecem um chá da tarde como cortesia que é um show a parte.

pousada em tiradentes
Pousada Chalé do Sol em Tiradentes - Foto Renata Sattler
No centro histórico, a vida acontece num ritmo diferente. Muitas lojinhas de artesanato (lindos por sinal), barzinhos, restaurantes, mas as ruelas ao redor da praça principal são bem tranquilas para caminhar, tirar fotos e conversar. Os vira-latas procuram uma sombra pra dormir e não se incomodam com o vai-e-vem dos turistas, vi alguns dormirem no meio da rua mesmo, sem a menor cerimônia. Claro que eles tem mais paz para fazer isso nos dias de semana, pois nos finais de semana a cidade lota de pessoas!

cachorro
Catioro folgadíneo em Tiradentes - Foto Renata Sattler
E por falar em animais e turistas, precisamos falar sobre as charretes que giram com os turistas para passeios guiados. Gente, durante o dia Tiradentes fazia muito calor! Coisa de trinta e tantos graus. Um sol escaldante. E ver esses cavalos puxando quilos e mais quilos de gente nas ruas ingrimes, escorregadias e quentes era terrível. Pra mim é crueldade (e um tanto de cafonice!). 

exploração animal
Charretes levando os turistas em Tiradentes - Foto Renata Sattler
Mas enfim, passe bastante protetor solar, encha a garrafinha de água e vá CAMINHANDO pelas ruas do vilarejo. Tem muita coisa linda de se ver!

tiradentes minas gerais
Serra de São José ao fundo - Foto Renata Sattler
A Serra de São José faz uma moldura perfeita para o cenário do passeio.

turismo
Tiradentes - Foto Renata Sattler

Igreja
Matriz de Santo Antônio - Foto Renata Sattler
No alto da Matriz de Santo Antônio temos uma bela vista da cidade (mas não a melhor! Conto já, já!). A entrada na igreja se não me engano custa 3 reais. Dentro ficam alguns guias contando a história da Igreja (que tem muitoooo ouro!!!). Infelizmente não podemos tirar fotos de dentro da igreja, mas vale a visita, é grandiosa!

cidade de tiradentes
Vista da Matriz de Santo Antônio - Foto Renata Sattler
Subindo a Capela de São Francisco de Paula temos uma vista ainda mais linda. Olha como se parece a Matriz de Santo Antônio observada de lá:

vista linda
Vista do alto da Capela de São Francisco de Paula - Foto Autoral.
capelinha
Capela São Francisco de Paula  - Foto Renata Sattler
Enfim, tem umas dezenas de igrejas e monumentos históricos bem no Centro de Tiradentes que merecem ser visitados. 

A noite, o clima é mais frio, graças a Deus! É uma boa pedida tomar um vinho numa das ótimas opções de restaurantes pelo Centro. 

o que fazer
Restaurante Sapori d'Italia em Tiradentes - Foto Renata Sattler


venda
A cidade respira arte religiosa - Foto Renata Sattler
A cada lugar que íamos, despediam-se de nós com um "bom passeio". Achei fofo e fiquei encantada com a receptividade dos mineiros, e em como a cidade é preparada para receber os visitantes. 
Recomendo a visita, de preferência fora do crowd do final de semana, feriados e festivais, assim você pode visitar as Igrejas e Museus com mais tranquilidade. Eu não entrei em todas as atrações que são altamente recomendadas pelos sites de viagem, gosto de deixar o passeio acontecer sem pressão de ver tudo. Mas dei um pulinho no Chafariz sem água de São José, Museu de Sant'Ana, Igreja do Rosário, etc.. Ah, faça uma visita no ateliê do arquiteto e artista Sérgio Ramos, achei suas obras incríveis.

arquitetura
Cada fachada é um flash - Foto Autoral

 Até mais ver Tiradentes! E "Bom passeio" procês :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...