Preparação:
Corte um galhinho de uns 10cm da planta. Retire as folhas da parte mais baixa do galhinho, deixando as do topo. Escolha um galhinho que esteja mais novo e viçoso. (não tirei foto desse processo, sorry!)
Coloque num recipiente com água, e vá trocando a água quando perceber que está ficando suja.
Deixei meu galhinho na água por umas boas 4 semanas, mas o tempo vai variar de acordo com o desenvolvimento das raízes. Nesse ponto já estão com raízes o suficiente para irem pra terra:
O "vaso":
Aproveitando a oportunidade, fica a dica para reutilizar as garrafas pets como vasinhos. A garrafa de refrigerante de 1,5l ou 2l tem um tamanho bom para esse tipo de planta, mas lembre-se que quanto maior, mais poderá crescer seu manjericão.
Eu corto uma garrafa pet comum, encosto as bordas num ferro de passar roupas aquecido, e assim as bordas derretem e não ficam cortantes.
Não se esqueça de fazer os furos no fundo para drenagem: utilize, com cuidado pelo-amor-de-Deus, um alicate para aquecer um prego no fogão, e vá fazendo furos no fundo.
Vasinho pronto, vamos plantar...
Um pouco de argila expandida no fundo para drenar a água
Agora é só encher de terra adubada (deixe uns dois dedos abaixo da borda do vasinho) e colocar sua muda com carinho para não machucar as raízes.
Uma boa dose de H²O (sim, meu regador também é uma garrafa pet, rs) e sol:
Com um cadim de carinho e atenção, logo ela cresce. Veja como está hoje, 13 dias depois de plantada:
Bom demais ver as verdinhas se multiplicando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário