domingo, 11 de maio de 2014

Soluções simples para pequenos ambientes


A internet está lotada de boas ideias e mobiliários mirabolantemente inovadores para pequenos ambientes. Mas selecionei aqui ideias simples que a gente pode mandar pro marceneiro fazer, ou, até mesmo no jeitinho faça-você-mesmo. Nesta vida de apErtamentos cada dia menores, cada cantinho deve ser aproveitado!



Vamos começar pelo quarto? Sua cama pode te ajudar a guardar muitas coisas! Mesmo com um espaço mínimo para a cabeceira você pode criar nichos, nem que sejam só para os livros.


Se não der pra planejar as gavetas embaixo da cama, você pode improvisar: coloque rodízios em gavetas antigas e você pode escondê-las sob a cama que já existe. Perfeito para guardar bolsas e sapatos.

Uma cabeceira com prateleiras corrediças vai esconder sua bagunça durante o dia, e o bom é que ela serve também como mesinha de apoio. Adorei muito esta idéia! Ainda não tenho uma cabeceira, e pensei em fazer isso no novo apê.



 Cabeceiras baú são fáceis de encontrar prontas, esta aqui, é da TokStok para camas de solteiro.



Alguns anos atrás era comum encontrar quartos com armários em cima da cama. Além de pesar o ambiente visualmente, deve ser uma sensação estranhíssima dormir com um armário em cima da sua cabeça, né? Ainda encontramos este tipo de armário, mas agora numa versão muito mais leve e moderna, como esta acima, com portas de vidros coloridas.

Para os sapatos, além do que já mostrei, é possível planejar uma sapateira vertical até nas menores profundidades, basta instalar as prateleiras inclinadas! E que tal aproveitar as escadas também para guardar os sapatos?


Para a cozinha, bar, copa e afins, também existem soluções muito práticas para os menores dos espaços! Vejam só:


O que parece ser um painel, ou um quadro, pode ser na verdade uma mesa, ou um mini barzinho!
Para quem é fã de vinhos, um cantinho para expor suas garrafas pode ter também um trilho por baixo para pendurar as taças. Projeto facílimo que qualquer marceneiro pode fazer!
E se o negócio não é bem "expor", aproveite a face interna das portas dos armários para organizar as tampas de panelas ou outras coisas! Basta usar barras ou até mesmo um porta revistas de MDF. Dica: dependendo do peso, você nem precisa parafusar a porta, uma fita dupla-face de alta aderência resolve!


No Casa.com.br, encontrei esta solução para quem tem sala integrada com cozinha, como é meu caso. Estudo fazer algo parecido no novo apê futuramente, se perceber que os 50 m² estião difíceis de abrigar tudo que preciso. Embutindo iluminação, este elemento não pesa visualmente. Ótimo lugar para guardar aquelas travessas que você só usa no natal, mas não desapega por valor emocional, rs.

Na sala, os nichos também estruturam o sofá. E veja que mesinha fantástica: organiza os controles, guarda revistas e vai pra qualquer lado com as rodinhas, nem precisa ser profissional pra fazer algo parecido.
O home office escondido atrás de duas portas, cabe em qualquer cantinho. Hoje, muitos apartamentos dispõem de um cantinho entre o hall de entrada e a sala, esta é um possibilidade super bacana e aplicável para este espaço.

 Viram como não é necessário investir rios de dinheiro em mobiliário modernoso-com-ferragens-italianas-high-tech (embora sejam SENSACIONAIS!) Com simples projetos de marcenaria (e às vezes, um cadim de improviso, claro), conseguimos espaço pra tudo, até nos menores apartamentos!

2 comentários:

  1. Amei o aproveitamento dentro das portas, muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né Val? Já pode aplicar nos seus projetos agora, vai agradar seus clientes com certeza!! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...