domingo, 16 de novembro de 2014

Minha mesa carretel!



Finalmente, vou poder mostrar como ficou e como fiz a minha mesa carretel. Este projeto me deu muito orgulho, pois nunca fiz nada parecido antes. Fui pesquisando e aprendendo muito no processo. Foi muito bom ver meu marido igualmente empolgado trabalhando junto, e o melhor, ao invés de comprar uma mesa de varanda cara e cafoninha, fizemos nossa própria, com um material que iria pro lixo, sem gastar muito e ficou muito estilosa!



Então vamos lá, a começar pela logística: dependendo do tamanho do carretel, ele não vai entrar no carro, nem passar pela porta do elevador, então, talvez seja necessário desmontá-lo, como foi nosso caso. Meu marido o trouxe da obra até em casa rolando mesmo, pois era perto de casa. Imagina a cena! Não, não precisa imaginar, eu registrei:

Olha o estado do carretel, mega sujo.

Chegando no prédio, ele não passou montado pela porta do elevador, e também não passaria montado pelas escadas, então o jeito foi desmontar na garagem. E olha, foi fácil não! Como as roscas estavam enferrujadas, e minhas chaves não eram do tamanho exato das roscas, foi bem chatinho fazer isso. Mas por fim, conseguimos e subimos. Depois chegamos a conclusão que não teria como trabalhar na limpeza dele se não fosse desmontado. Lixamos os dois tampos frente e verso, e as réguas que formam o corpo, que estavam em melhores condições porque ficaram boa parte de sua vida útil coberta pelos cabos. Este foi o trabalho mais árduo! Foram vários finais de semana trabalhando na limpeza das peças.

O que usamos:
- Furadeira Black and Decker com disco para lixa e escova de aço (esta escovinha é poderosa para desgastar madeira suja!)
- Lixadeira Orbital Schulz 135w
- Diversas folhas de lixa para madeira e metal
- Luva para proteger a mão
- Ferragens novas (parafusão que eu não sei o nome e roscas)
- 04 rodízios de silicone com trava
- Cola para madeira
- Verniz Premium Marítimo Fosco - Sparlack
- Água raz para diluir o verniz
- Muitas horas de trabalho nos fins de semana.



 Estas marcas de tinta, de caneta fazem parte da história do carretel e dão o toque de reciclado que eu valorizo muito, fiz o possível para lixar sem desgastar a tinta, mas muito se perdeu infelizmente.




Foram vários finais de semana transformando a varanda em oficina. Forrávamos o piso com lona preta e papelão, e foi muita lixa embora! Depois disso, muito aspirador de pó pra salvar!


Furadeira com disco de lixa trabalhando:
As lixas nós cortamos no tamanho do disco, sai muito mais em conta do que comprar a lixa própria pro disco, até porque usamos MUITAS folhas de lixa.



Os dois tampos do carretel tem muitas pontas de pregos. Usamos lixa para ferro no disco, e assim, mesmo com os pregos, a superfície ficou lisinha! Sem risco de nos machucar.



Depois de tudo devidamente lixado e limpo, hora de montar. Compramos novas peças tipo um parafusão (não sei o nome!), pois a que tinha antes estava totalmente enferrujada. O acabamento de cima, redondinho, não encontramos pra comprar, então limpamos bem a peça, lixamos e reaproveitamos. O difícil é encontrar os 4 parafusões no furos dos dois tampos, e AO MESMO TEMPO, ir montando as ripas que são presas apenas no encaixe dos dois tampos, presas nesta valeta no tampo:


Para ajudar utilizamos cola de madeira.


Agora, se atente para esta dica! Batemos muita cabeça antes de chegar a esta ideia. Como as ripas são soltas, apenas encaixadas na valeta do tampo, elas não ficam em pé, arrumadinhas, ficam caindo... Foi então que eu honrei o peso que sustento com o pescoço, peguei uma fita adesiva larga e prendi as ripas assim. Facilitou 200% o trabalho na hora de encaixar.



Passei cola também por dentro, pra vedar um pouco estas frestas.


Como dá pra ver na foto e já comentei também, ambos tampos tem muitas pontas de pregos. Apesar de termos lixado bem, eu não confiaria colocar a base direto no porcelanato da varanda, certamente iria danificar bastante. Pensando nisso e também na mobilidade, compramos rodízios de silicone com travas, e ficou PERFEITO! Com o rodízio fica bem fácil deslizar a mesa pesada, e desse modo não risca o piso.

E então a mesa ficou assim:


Linda né? Mas calma... ainda não terminei! Você acha que depois dessa trabalheira toda eu iria deixar a mesa sob sol e chuva desprotegida? Nunquinha!

Duas demãos de "Verniz Sparlack Marítimo Fosco" depois, a madeira mudou bastante a cor, ficou amarelada, mas até que gostei. Ainda estou pensando se dou a terceira demão conforme orienta o fabricante do verniz, pois iria amarelar mais ainda a mesa. Utilizei este verniz da foto abaixo, diluído em 5 partes de verniz para 1 de Água Raz, que foi a indicação de um marceneiro conhecido. Talvez se tivesse diluído mais, teria um resultado menos amarelo. Mas o fabricante não deu esta informação, então busquei com quem é experiente, rs.


E então, com muita emoção e orgulho, mostro a vocês como ficou a mesa carretel. Agradecimentos: minha amiga Florence - que mediou a doação do carretel que foi descartado na obra em que ela trabalha e meu parceiro que abraçou e arregaçou muito mais as mangas do que eu, maridão Christian.



Ainda temos muitos projetos pra esta varanda, aguardem!!




6 comentários:

  1. aqui em casa tem uma que minha vó fez e pintou...com rodinhas tambem!
    que blog lindo. vou ate salvar aqui nos favoritos.

    Guto

    ResponderExcluir
  2. Q lindooo, tambem tenho um, ta no meu blog se quiser dar uma olhadinha ;) mas ainda nao passei verniz....bjooo

    www.vidaloucadecasada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá que lindo ficou!!! Podes me dizer qual o tamanho dos rodízios que usaram?

    ResponderExcluir
  4. Olá que lindo ficou!!! Podes me dizer qual o tamanho dos rodízios que usaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica! Obrigada que bom que gostou!
      Medi aqui pra você, tem cerca de 6cm de altura..
      abraços, bom domingo!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...