Já tem um tempinho que eu queria mudar as almofadas do sofá para minha sala ficar mais colorida e viva. Mas com a correria da vida acabei deixando esta e várias outras ideias em stand by. Mas esta semana fui a uma loja de tecidos e acabei achando capas de almofadas num preço muito bom e acabei aproveitando. Comprei 3 capas de almofadas, uma estampada e duas lisas. São em tecido impermeabilizado, o que significa que eu posso utilizar na varanda também, mesmo sendo um ambiente mais exposto à chuva.
Foram estas:
É claro que eu não tinha intenção nenhuma de deixar as duas capas lisas, assim, sem nada.
Peguei logo minhas tintas pra tecido e demais apetrechos e comecei a brincar.
Na almofada amarela quis fazer carimbos de cactos como este maravilhoso que vi no Pinterest.
Cortei o molde no EVA, mas você pode fazer o carimbo com borracha como já mostrei aqui, ou até mesmo de batata como quando você fazia na pré-escola. A primeira tentativa ficou pequena, a segunda um pouquinho maior e foi a que usei. O ideal é colar o molde de EVA num pedacinho de madeira ou qualquer outro material firme para você utilizar como carimbo, mas eu não tinha nada mais adequado e por isso colei temporariamente numa borracha novinha que estava no meio das minhas coisas. Bem tosco né, mas o importante é que funcionou e não perdi a borracha depois, só descolei e limpei e estava nova de novo.
Para pintar, usei tinta pra tecido da Acrilex, preta e branca misturadas. Dica: para simular os espinhos do cactos aperte a ponta de uma tesoura ou um lápis por todo o carimbo de EVA.
A partir daí é só ir carimbando como preferir: mais espaçado, mais juntinho, de várias cores diferentes... E pronto! Deixar secar e usar.
Já a outra almofada foi mais complexa! Escrevi à mão livre com pincel, sem nem rabiscar com lápis antes. Na cara e na coragem! Mas se você não tiver tanta cara e tanta coragem, imprima o texto na caligrafia que você gosta e transfira para o tecido com um lápis antes de pincelar.
Para fazer as bolinhas, pode utilizar ponta de pincel, de lápis, rolha, enfim, tudo vai depender do tamanho dos poás que você quer. Eu achei a tampinha da cascola ideal para o tamanho de bolinhas que eu queria.
Para ficar um efeito mais interessante, mude a distribuição dos pontos. Repare que próximo a letra os pontos estão mais juntinhos e vão ficando mais espaçados?
Ah, uma dica importante: Antes de pintar, coloque dentro da capa algumas folhas de jornal para absorver o excesso de tinta e não manchar do outro lado da capa.
Por fim, elas ficaram assim:
O que acharam?