quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DIY: Capas de almofadas personalizadas


Já tem um tempinho que eu queria mudar as almofadas do sofá para minha sala ficar mais colorida e viva. Mas com a correria da vida acabei deixando esta e várias outras ideias em stand by. Mas esta semana fui a uma loja de tecidos e acabei achando capas de almofadas num preço muito bom e acabei aproveitando. Comprei 3 capas de almofadas, uma estampada e duas lisas. São em tecido impermeabilizado, o que significa que eu posso utilizar na varanda também, mesmo sendo um ambiente mais exposto à chuva.

Foram estas:


É claro que eu não tinha intenção nenhuma de deixar as duas capas lisas, assim, sem nada.
Peguei logo minhas tintas pra tecido e demais apetrechos e comecei a brincar.

Na almofada amarela quis fazer carimbos de cactos como este maravilhoso que vi no Pinterest. 
Cortei o molde no EVA, mas você pode fazer o carimbo com borracha como já mostrei aqui, ou até mesmo de batata como quando você fazia na pré-escola. A primeira tentativa ficou pequena, a segunda um pouquinho maior e foi a que usei. O ideal é colar o molde de EVA num pedacinho de madeira ou qualquer outro material firme para você utilizar como carimbo, mas eu não tinha nada mais adequado e por isso colei temporariamente numa borracha novinha que estava no meio das minhas coisas. Bem tosco né, mas o importante é que funcionou e não perdi a borracha depois, só descolei e limpei e estava nova de novo. 


Para pintar, usei tinta pra tecido da Acrilex, preta e branca misturadas. Dica: para simular os espinhos do cactos aperte a ponta de uma tesoura ou um lápis por todo o carimbo de EVA.


A partir daí é só ir carimbando como preferir: mais espaçado, mais juntinho, de várias cores diferentes... E pronto! Deixar secar e usar. 

Já a outra almofada foi mais complexa! Escrevi à mão livre com pincel, sem nem rabiscar com lápis antes. Na cara e na coragem! Mas se você não tiver tanta cara e tanta coragem, imprima o texto na caligrafia que você gosta e transfira para o tecido com um lápis antes de pincelar.


Para fazer as bolinhas, pode utilizar ponta de pincel, de lápis, rolha, enfim, tudo vai depender do tamanho dos poás que você quer. Eu achei a tampinha da cascola ideal para o tamanho de bolinhas que eu queria.


Para ficar um efeito mais interessante, mude a distribuição dos pontos. Repare que próximo a letra os pontos estão mais juntinhos e vão ficando mais espaçados? 

Ah, uma dica importante: Antes de pintar, coloque dentro da capa algumas folhas de jornal para absorver o excesso de tinta e não manchar do outro lado da capa.

Por fim, elas ficaram assim:





A almofadinha preta é a minha favorita! rs....

O que acharam?

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

7 Motivos para ter uma horta em casa




Ano passado, mostrei aqui pra vocês como foi iniciar uma horta no pequeno espaço de um apartamento.
Desde então a quantidade de vasos aumentou, deixaram o peitoril da janela para viver na varanda, e muitas mudinhas entraram e saíram por aqui.
Mesmo sendo um espaço pequeno, e não sendo uma hortinha digna de revista de decoração, com vasos descombinando, latas reutilizadas, caixotes de feira e muito improviso, é sem dúvida o meu ambiente preferido da casa! Cada centímetro quadrado que uso com os vasinhos, ganho em muito amor pelas minhas plantas.

Por isso, estou listando alguns motivos para convencer animar vocês a criarem hortaliças mesmo nos menores cantinhos da sua casa JÁ!


1- É terapêutico



Sou humana e às vezes não acordo assim no melhor humor do mundo, mas é só começar a cuidar delas que a mente relaxa, me distraio e esqueço um pouco os problemas! Quando chego estressada depois de um dia cansativo, vou pra varanda e percebo que uma plantinha que estava murchinha está bonita e dando flor, é uma sensação maravilhosa! Por isso que eu digo, cuidar de plantas é terapêutico! Se todos tivessem um jardinzinho pra cuidar, o mundo seria bem melhor!

2- A gente aprende com a natureza




Que a natureza é maravilhosa e nos ensina muito todos sabem. Mas somente vivenciando o cuidado diário a gente se atenta aos pequenos detalhes, e percebe como a natureza tenta equilibrar a saúde das plantas mesmo diante de tantas adversidades: mudanças de temperatura, adubação, sol, vento, pragas. Tive recentemente uma ótima demonstração do que é a natureza. Minha aceroleira no inverno foi seriamente atacada por cochonilhas e fungos. Fiz de tudo, borrifei receitas caseiras (sem química), lavei a planta toda, mudei de posição, enfim, tudo que estava ao meu alcance e nada dela melhorar. No primeiro dia de primavera, exatamente no primeiro dia de primavera, várias novas folhinhas nasceram, e botões de flores. Fiquei encantada como tudo se renova! As cochonilhas diminuiram e todas as folhas com fungo foram substituídas por novas e viçosas folhas. Algumas coisas me intrigam... Como as plantas simplesmente "sabem" que é primavera?

3- Aumenta sua consciência ambiental




Uma vez imerso no universo hortelão, dificilmente você vai ver com indiferença o desperdício de recursos naturais, ou algum crime ambiental. Você vai dar mais valor a água, nosso bem mais precioso! Você ficará indignado com o descaso com o verde em qualquer instância. Vai vibrar com a visita de uma abelha, ou quando encontrar uma joaninha faminta. Vai fazer escolhas de consumo mais ecológicas. Você vai se sentir mais parte do planeta. Estou meio hippie escrevendo isso, vou ali abraçar uma árvore e já volto! rs.

4- Hortaliças fresquinhas à disposição a qualquer hora do dia





Cebolinha, salsinha, coentro, hortelã, alface, rúcula.... ingredientes que você consome diariamente estarão sempre ao alcance das mãos, fresquinhos, e sem veneno. Você colhe exatamente a quantidade que vai usar, sem precisar desperdiçar alimento, sem colocar na geladeira. Sabe aquele cheiro de manjericão fresco que invade a cozinha quando você está fazendo um delicioso molho para macarrão? Humm....

5- Socialização



A horta pode ser na varanda, no quintal, na fazenda, não importa. O seu círculo social vai ampliar e se fortalecer assim que encontrar outros hortelões. Troca de mudas, sementes, experiências, serão novas atividades para sua vida. O aprendizado é constante e novas amizades acontecem!

6- Melhora a energia da casa



Dizem que as plantas melhoram o fluxo de energia positiva dentro de casa. Você pode não acreditar na vibe mística da coisa, mas digamos então que as plantas mudam o astral do ambiente. Até quando você ganha um buquê de flores e coloca na sala você percebe isso, não percebe? Com as hortaliças não é diferente. Dão cor, dão vida, melhoram o ar em ambientes fechados, e "protegem" o lar. Entre as melhores indicações: pimentas, hortelã, alecrim, tomilho, arruda... a lista é grande!

7- Alimentação mais saudável



Atualmente o brasileiro consome cerca de 7 litros de agrotóxicos por ano. Você não leu errado, são SETE litros por ano. É um número alarmante pra nossa saúde. Por isso, quanto menos alimentos envenenados a gente consumir mais estaremos preservando nossa saúde e o meio ambiente. O melhor jeito de controlar a qualidade do que se come é plantando você mesmo! Dá pra cultivar uma grande quantidade de legumes, hortaliças e frutas em vasos, em pequenos ambientes e sem nenhum tipo de defensivos. É claro que exigem alguns cuidados e receitinhas naturais para combater pragas, mas todo esforço é recompensado quando colhemos algo fresquinho e saudável. Aproveite o espaço que tem disponível e plante o que você mais consome.

É só começar a plantar e ser feliz!


*Todas as fotos da postagem são minhas, cate mas me avise, ok?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...