terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pintando a parede sem drama!





Quando fui pintar a sala do novo apartamento antes da mudança, ano passado, procurei toda ajuda possível por meio de vídeos, fotos, tutoriais sobre como pintar uma parede. Foi puxado, mas eu dei conta, a sala ficou linda e eu ainda economizei uma graninha!

Neste fim de semana, novamente coloquei a mão na massa para dar mais cor aqui no apê. E decidi registrar para compartilhar de forma mastigada o que tem funcionado pra mim (ou não) na hora de pintar uma parede.



Desta vez a mudança foi no meu quarto, que estava totalmente branco, como foi entregue pela construtora.


O meu quarto estava implorando um cadinho de cor, então fui à loja de tintas com algumas ideias e procurei a cor que eu estava querendo: um tom neutro, acolhedor, meio cinza quente e sem ser muito bege. Dentre as mil opções, escolhi Biscoito de Canela, da Coral, no acabamento acetinado:


Agora, um parênteses pois preciso revelar um segredo: cama encostada na parede sem cabeceira só funciona em revista de decoração, com o tempo fica assim ó, NOJENTO. Mas calma que o projeto da minha cabeceira está em andamento, logo mostro por aqui!



Segundo parênteses: o quarto ainda está todo improvisado porque não tenho a menor pressa em decorar nada que é meu. Tudo é feito aos pouquinhos, compilando vários momentos da vida, lembranças, ideias e inspirações. Não existe ambiente pronto por aqui, nunca, e ainda bem.

Bom, então chega de blá blá blá. Mãos à obra:

1º passo: Preparar a parede
Tire todos os espelhos de interruptores e tomadas da parede com a ajuda de uma chave de fenda.


Se a parede tem imperfeições ou furos a serem tampados, você deve passar uma massa corrida com espátula e esperar secar.
Se não, pule a etapa da massa e apenas lixe toda a parede. Mesmo que a parede esteja lisinha é importante lixar para que a nova tinta possa ser, digamos, "absorvida" pela parede.


Depois passe um pano úmido para tirar todo o pó e sujeirinhas da parede.


2º Passo: Proteger rodapés e paredes vizinhas
Utilize uma fita crepe para proteger os limites da sua pintura. Isso inclui rodapés, alisares, paredes vizinhas que não serão pintadas, etc. 
Obs.: na minha primeira vez pintando, segui uma dica da internet de colocar massa corrida na fita crepe para supostamente melhorar o acabamento, mas não funcionou comigo, por isso agora só faço assim utilizando apenas fita crepe.
No piso, espalhe jornais, lona ou papelão.


3º Passo: Diluir a tinta
Siga as orientações de diluição do fabricante. No meu caso, dilui 1 parte de água para 5 de tinta. Coloquei a bandeja dentro de um saco plástico pois já estava bem velhinha e poderia soltar alguns resíduos de tinta velha na tinta nova. Essa dica facilita a limpeza também.


4º passo: Pintar os cantos
Comece passando um pincel ou trincha nos cantos onde o rolo não alcança (ou alcança sujando tudo). Exemplo: rodapé, onde a parede encontra o forro de gesso, interruptores e tomadas, etc.

5º passo: Passar o rolo
Espalhe seguindo apenas o sentido vertical e vá puxando a tinta pela parede até que não tenha mais tinta no rolo.
A primeira demão gasta muita tinta mesmo, não se assuste.


Importante:
  • Não coloque muita tinta de uma vez no rolo, tire o excesso na bandeja. 
  • Não volte passando o rolo onde já passou e está quase seco (a secagem é rápida!), isso faz a tinta sair!
  • Não tente a melhor cobertura na primeira demão, fica manchado mesmo, mas depois regulariza.
  • Não deixe escorrer tinta pela parede, isso é sinal de que há muita tinta no rolo. Espalhe até desaparecer as gotinhas.

Como falei, a primeira demão fica bem manchada. A segunda pode ser suficiente para a cobertura total. No meu caso, ficaram ainda umas manchas, então passei a 3ª demão para um melhor acabamento e ficou "perfeito".
A cada demão você repete o 4º passo também, viu? E respeite o tempo de intervalo entre as demãos conforme estiver especificado na embalagem da tinta.


A cor muda muito enquanto a tinta está molhada, não se desespere antes da hora.
Veja como foi a transformação em cada camada de tinta:


Viram como é tranquilo? Fiz isso de domingo para segunda, sozinha! Ops, sozinha não, como podem ver, sempre bem acompanhada! rs.

6º passo: Limpeza!
Utilize um solvente num pano macio para retirar os respingos de tinta do piso (faça um teste em uma área que não fique visível antes para ver se não danifica ou mancha o seu revestimento), e recoloque os espelhos na parede.

Prontinho, ambiente renovado e mais aconchegante.



Se você gostou, dá um like na página do Mão na Casa no Facebook para acompanhar as próximas novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...